
Você conhece a Capela de São Francisco de Assis? A igreja no Vidigal que recebeu João Paulo II
Durante sua visita ao Rio de Janeiro, em 1980, o Papa João Paulo II visitou a nossa comunidade.
No Vidigal, sua jornada se iniciou na manhã do dia 02 de julho, quando João Paulo II inaugurou a Capela de São Francisco de Assis, construída em um mutirão pelos moradores da comunidade.
Ao adentrar o local o Papa declarou “Vim aqui, não por curiosidade, mas porque amo vocês e lhes quero bem”, declarou em seu discurso.” Ele abençoou a capela, quebrando o protocolo presenteando a comunidade com seu anel episcopal.
O anel foi entregue ao padre Coelho, coordenador da Pastoral das Favelas e depois passado ao frei Benjamim Remiro Diaz, da paróquia Santa Mônica. Anos depois, o anel foi guardado no Museu de Arte Sacra e está por lá até hoje.
Uma réplica do anel foi reproduzida que foi entregue aos moradores.
Além da visita a capela, o Papa caminhou pela comunidade, entrando em lugares como a casa de Elvira Almeida de Lima, que na época tinha 64 anos, local onde teve um bate-papo rápido, presenteando os moradores com dois terços e indo embora.
Além de Elvira, seu filho Armando Almeida Lim, também estava no local. Armando era presidente da associação dos moradores do Vidigal e fez muito pela comunidade, gerando muitos benefícios. Em homenagem, uma rua acabou recebendo seu nome: a rua em que hoje se encontra localizado o Mirante do Arvrão.
A visita foi única e inesquecível para os moradores e a Capela de São Francisco de Assis virou referência, atraindo diversos turistas até hoje!
Também em sua passagem pela comunidade, o Papa deixou uma mensagem à comunidade. Um texto recheado de palavras lindas em um caráter religioso e espiritual. Confira agora a carta na íntegra clicando aqui.