Filme lançado em março conta a história de lutas e superação de um dos maiores lutadores de jiu-jitsu, Fernando Tererê.
Lançado em 17 de março deste ano, o longa-metragem “O Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernando Tererê” narra a vida de Fernando Augusto da Silva, também conhecido como Fernando Tererê, um dos maiores lutadores de jiu-jitsu do Brasil e no mundo.
O filme independente, produzido por Juciliana D´Oliveira e Eduardo Ferro é uma narrativa da história real do atleta, desde seu início no esporte até suas maiores conquistas e adversidades. Tererê nasceu na Favela do Cantagalo, no Rio de Janeiro e encontrou no esporte uma maneira de escapar da realidade que o cercava um ambiente de tráfico e violência. Apesar disso, depois de ter se tornado campeão, Fernando acabou se envolvendo com as drogas e desenvolvendo um duro quadro de esquizofrenia, o que custou tudo que ele já havia conquistado, até sua faixa preta. No entanto, essa é uma história de superação que não acaba por aí.
A obra “O Faixa Preta” traz aos holofotes uma forma positiva de retratar histórias da favela, o que nos causa uma importante reflexão sobre a importância de mostrar cada vez mais esse tipo de personagem e não apenas os estereótipos no qual estamos acostumados a ver nas telas.
A produção do filme se preocupou com cada detalhe dessa representatividade e escalou para a obra atores da favela, Jefferson Brasil, morador do Vidigal, interpretou o lutador Leandro Martins e compartilhou a importância da representatividade positiva na mídia: “Interpretar o Leo pra mim foi um desafio muito gratificante. Porque a maioria dos personagens que nos dão pra interpretar são estereótipos das favelas: o bandido, o policial… Você poder fazer um jovem negro com uma história que enaltece os nossos é muito gratificante. Muitos jovens precisam dessa referência positiva.” Jefferson Brasil iniciou sua carreira no cinema com participações de grandes sucessos como “Tropa de Elite” e “O Maior Amor do Mundo”.
Além de Jefferson, a equipe do filme também escalou um aluno do próprio Tererê, que interpretou a versão adolescente do atleta. Junto a Raphael Logam, astro da série Impuros, eles dão vida a Fernando Augusto.