A favela enquanto potência econômica e seu desenvolvimento cultural
Por muito tempo tentaram tirar ela do mapa e ignorar a sua importância social, mas a verdade é que pensar em desenvolvimento econômico sem abranger as favelas é apagar grande parte da população.
Muito além de uma forma de ocupação de espaço urbano, as favelas estão integradas à história do Rio de Janeiro. Reconhecidas mundialmente, elas possuem um valor econômico e cultural inestimáveis no país.
Segundo o Censo de 2010, realizado pelo IBGE, o Rio de Janeiro possui a maior concentração de favelas do Brasil. Cerca de 1,4 milhões de habitantes residem em favelas, isso corresponde a 22% da população carioca. Em 2020, o IBGE mostrou que existem 778 favelas na capital fluminense e mais de 453,6 mil habitações nelas.
Por esse motivo, transformar a comunidade em um ambiente de empreendedorismo, além de ajudar os moradores a subir na vida, auxilia também a sociedade a movimentar a economia. Quanto menos se ignora a favela, mais ela cresce e rende frutos para a sociedade.
Driblando as dificuldades estruturais e mantendo a cultura da comunidade, expandir um negócio na favela é criatividade para o empreendedor e possibilidade para o morador que busca incansavelmente uma chance de subir na vida. A favela também é instrumento de inserção no mercado de trabalho e a inserção de novos negócios o nível de empregabilidade na cidade aumenta.
Possuindo uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, o Vidigal se tornou uma das atrações mais requisitadas da cidade maravilhosa. Pessoas do mundo todo buscam a comunidade para aproveitar seu lazer, residir ou expandir seus negócios. Vários famosos compraram imóveis na região e muitos empresários decidiram investir no espaço.
O Mirante do Arvrão foi pensado exatamente para proporcionar aos clientes e moradores uma nova experiência no Vidigal. Somos um hotel, um bar, um restaurante, um espaço para shows, uma possibilidade de ver a comunidade com outros olhos e de fazer com que os habitantes sejam parte de algo incrível.
Aqui nós temos tudo o que o carioca merece de melhor: conforto, requinte, bons drinks e muita beleza. Além disso, fornecemos empregos para pessoas da comunidade e apoiamos os pequenos empreendedores da região que nos abraçaram. Venha nos conhecer!
Empreender na comunidade é uma forma de fazer a favela vencer e ganhar o mundo, apoiar quem está fazendo a comunidade aparecer no mapa também!
Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais.